História & Benefícios

A história do Pilates


O método Pilates tem como base um conceito denominado “Contrologia”. Segundo Joseph Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

Os exercícios do método Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada.

O objetivo é diminuir os impactos nas articulações de sustentação do corpo e principalmente sobre a coluna vertebral, permitindo a recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares, particularmente da região lombo-sacral (GALLAGHER E KRYZANOWSKA, 2000).

 

Benefícios

Para todos

É indicado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, pois os equipamentos podem ser ajustados para qualquer intensidade de exercícios uma vez que as molas podem auxiliar ou dificultar os movimentos conforme a necessidade e o objetivo de cada um.

Para idosos

Promove o aumento da força muscular melhorando a capacidade de sustentação e equilíbrio, evitando quedas que são muito comuns nessa faixa etária e melhorando a capacidade funcional do indivíduo, tornando-o mais independente. Além disso, a atividade proporciona interação social, estimulando então a melhora da auto estima.

Para Gestantes

Estimula a área pélvica, glúteos e membros inferiores, proporcionando a melhora na sustentação da barriga da gestante, assim como da coluna, aliviando as dores lombares, Além disso, melhora a respiração otimizando a oxigenação e diminuindo a ansiedade, O resultado é uma gravidez mais saudável e a diminuição do tempo de recuperação pós parto.


Descubra como é uma aula de Pilates


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